Mount Congreve – Jardins de Waterford, Irlanda

blog_camera (6 of 45).JPG

This post in English.

Tenho que confessar que infelizmente conheço pouco de Waterford. Algumas das atrações legais da cidade não estão na rota do transporte público, mas existem lugares que vale a pena fazer um esforço e desembolsar um pouquinho.

O condado de Waterford tem o chamado Jardins de Waterford. São compostos de 14 jardins, sendo os mais famosos o Curraghmore house & Gardens. Eu realmente espero conhecer todos os 14 jardins e compartilhar isso com vocês. Por enquanto vamos começar por um que eu conheci e que eu achei impressionante: O Mount Congreve

Mount Congreve

Um jardim de conto de fadas em terras Vikings…

O Monte Congreve era uma propriedade da família Congreve e contruíu a casa e jardins em 1760. É uma loucura para nós, reles mortais, imaginar que uma família era proprietária de uma propriedade tão deslumbrante. Viver na europa nos dá total consciência da riqueza dos reais e nobreza. Muitos castelos, como o Lismore castle ainda são propriedades privadas. Como plebéia que sou, meu primeiro pensamento sempre : ‘Imagina pra limpar tudo isso’ .

O último Congreve morreu em 2011 e deixou o estado para o Estado irlandês que fez do local um dos 14 jardins do Condado.

O Mount Congreve é um estado georgiano do século XVIII projetado e construído por John Robert, o arquiteto que projetou as duas catedrais de Waterford: Católica e Anglicana.

blog_camera (38 of 45).JPG

O Mount Congreve esta localizado 7km do centro da cidade, o valor da entrada é de 6 euros. O último horário para entrada é as 4:30pm e o jardim fecha as 5:30pm.
As duas melhores maneiras de chegar até lá são:

  • Greenway – Trilha beirando o rio Suir. Pode ser feito a pé ou de bicicleta. O caminho do Greenway é uma delícia, lindíssimo e praticamente plano. Sendo assim não cansa muito. Porém, o caminho até o jardim é cheio de subidas e descidas. Existe uma forma de cortar caminho antes da estação de trem Kilmeaden. Corta bastante caminho.
  • Taxi – O valor fica aproximadamente 13 euros por percurso.

Eu prefiro dedicar todo o dia e minha energia para andar nos jardins que é bastante grande e com vários caminhos. Eu já cheguei a fazer 10km dentro do parque e eu sempre vou com o intuito de tirar fotos, ou seja, eu não estou constantemente andando.

A parede rosa

blog (2 of 2).JPG

Um conto de fadas de ínicio da primavera. Sim, apenas de ínicio da primavera. Eu tive muita sorte de ver a parede rosa logo na primeira vez que eu fui ao jardim.  Então eu fui espalhando a maravilha que eu tinha visto e depois de duas semanas eu estava lá novamente. A parede rosa tinha sumido completamente e só tinha ficado os arbustros verdes. Porém não desanime, o jardim tinha apenas se transformado com outras muitas e diferentes flores. Era como se eu estivesse em outro jardim completamente diferente e igualmente bonito.

blog_camera (40 of 45).JPG

“Sombra e luz por turno mas amor sempre”

blog (3 of 1).JPG

O meu segundo lugar favorito no Mount Congreve é o Templo. O poema de título dessa sessão esta escrito no chão do templo e eu acho lindissimo. Como se o templo em si já não fosse uma construçao super charmosa, com suas flores vermelhas* enfeitando toda sua volta o templo ainda tem uma vista privilegiada do rio Suir.

blog_camera (44 of 45).JPG

blog_semwall (2 of 8)

blog_camera (43 of 45)

Subestimado, o Mount Congreve esta no TOP 10 de atrações pra fazer wm Waterford, afinal de contas, não é só de história Viking e Medieval que vive uma cidade.

A escada Holandesa

Outra área muito bonita que florece juntamente com a parede rosa é a escada Holandesa. Não tenho muita certeza do porque do nome, mas quando você estiver lá o nome não terá muita importancia.

Fotos do Mount Congreve

Alguma das fotos foram tiradas quando a parede rosa não estava florida. Ou seja, o jardim é lindo sempre.

blog_camera (9 of 45)

blog_camera (16 of 45)
Ninho de passarinho dentro da parede rosa

blog_camera (10 of 45)

blog_camera (13 of 45)
A parede rosa

blog_camera (11 of 45)blog_camera (12 of 45)blog_camera (32 of 45)blog_camera (17 of 45)blog_camera (19 of 45)blog_camera (20 of 45)blog_camera (21 of 45)blog_camera (22 of 45)blog_camera (37 of 45)

blog_cameras (1 of 1)
Todo jardim é catalogado e todo jardim tem placas indicando a espécie e o nome da árvore/flores. Ótimo para quem gosta de Botânica
blog_camera (23 of 45)
Vista para o rio Suir
blog_camera (42 of 45)
Fazendo mel

blog_camera (24 of 45)

blog_camera (27 of 45).JPG
“Eu to vendo você aí me perseguindo….”

blog_camera (33 of 45)blog_camera (34 of 45)blog_camera (35 of 45)

blog_camera (36 of 45)
Torre da casa do Mount Congreve

blog_camera (39 of 45)blog_camera (41 of 45)blog_semwall (3 of 8)blog_semwall (5 of 8)blog_semwall (6 of 8)blog_semwall (7 of 8)blog_semwall (8 of 8)

 

 

* As flores vermelhas do Templo e a parede rosa florecem e morrem na mesma época.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s