Taiwan para vegetarianos

To read this post in English click here

Ser vegetariano não é fácil em ligar nenhum e um desafio para quando você está em um lugar que não entende a língua. Porém , eu gosto de pensar nisso como parte da aventura que é conhecer novas culturas, sair um pouco da zona de conforto e passar alguns perrengues.

Nos primeirs dias por lá, assim como nas outras vezes, eu tive a sorte de ter uma pessoa local me acompanhando para os lugares certos. Uma delas era vegan (Thanks Ida), o que ajudava ainda mais. Ela sempre pedia minha comida e, as vezes, eu nem sabia direito o que eu estava comendo.

Estar aberto para novas experiências como essa enriquecem não apenas nossa cultura, mas nos ensinam novos sabores e opções de comida. Muitos amigos comentaram que não comem comida diferente e eu sinto muito por eles. Então vamos a primeira diferença cultural.

Para ser vegan não pode conter cebola, alho, gengibre e outros vegetais. COMO ASSIM?

A primeira vez que eu escutei isso foi um choque para mim. Nós estavamos no TGIF em Taichung e eu fiz um pedido, mesmo lendo o pedido algumas vezes antes de pedir, eu tenho o costume de confirmar com o atendente se a opção é realmente vegetariana. E a resposta foi nãoo. Todos os que estavam na mesa começaram a ler a opçao escolhida e não tinha nada que não fosse vegetariano lá. Perguntamos o que não era vegetarino e a resposta foi: ALHO! Eu ri e pedi mesmo assim, mas todo mundo ficou sem entender nada!

Eu fiquei tão curiosa com esse episódio que eu comecei a pesquisar sobre isso. A questão é relacionado a religião Budista Asiática. Esta religião é contra a morte das plantas. E ingredientes como batata, cenoura, gengibre entre outros são na verdade a raíz. Ou seja, uma vez que você retira isto da terra a planta deixou de existir. Interessante, né?

Eu sei que muitos acham que alho e cebola são ingreientes que dão sabor a comida, e de fato é. Porém, existem outros sabores e eu afirmo que as comidas que eu comi por lá eram muito saborosas.

IMG_2815
Não é fácil ser vegetariano quando o menu é desse jeito!

Opções de comida

Dica de restaurante

IMG_2938

A melhor coisa de ir em um restaurante vegetariano é saber que você pode escolher qualquer coisa do menu sem se preocupar em ler ingrediente por ingrediente. E ler tudo pode ser uma tarefa impossível quando voce não fala a língua local.

Sufood é uma cadeia de restaurante espalhado por toda a ilha de Taiwan. O ambiente do restaurante é ótimo, são várias opções para escolher. O serviço é ótimo e os garçons falam inglês.

O bolo de arroz (紫米飯糰) – Minha opção favorita

IMG_3010

Era de manhã e uma amiga me entregou algo escuro e estranho e falou: ‘Esse é seu café da manhã, come enquanto esta quente. Estou indo para uma reunião’. Quando ela viu minhaexpressão de ‘O que é isso pelo amor de Deus?’ ela parou e abriu o mesmo bolinho que ela tinha e falou: ‘É de arroz e é recheado’. Sinceramente eu nunca tinha visto algo parecido e era bastante estranho.

Felizmente eu comi o bolo de arroz. Uma das melhores coisas que eu comi na Ásia até hoje – e eu estou considerando alguns outros países e não só Taiwan. O bolinho de arroz negro, que eu já adoro, é recheado com pimenta preta, pó de cogumelo, carne de soja, amendoim, ovo e muitas outras coisa. O sabor é INCRIVEL. Eu realmente gostaria que tivesse uma loja que vendesse isso perto da minha casa!

Sopa de ovo

Nem só de supresas boas são feitas uma viagem! Um grande não para essa sopa de ovo. Gente, sopa de OVO*? Não dá né! Não dá! A comida chegou e ninguém me falou o que era e eu comecei a comer e odiei. Daí eu fiquei naquele impasse da vida: Fzer algo que você não quer para ser educado OU falar educadamente que voê detestou – no caso seria algo mais para: ‘Não esta adequado ao meu paladar’ – e recusar algo que alguém te deu.

Comecei pela primeira opçao, comendo para ser educada, mas não consegui chegar muito longe e perguntei o que era quando me disseram: sopa deovo. E pronto, Não consegui mais! Desisti.

Eu não sei nem descrever o sabor disso, era como se fosse água e ovo.  Arrisque se tiver coragem, talvez você goste, vai saber!

Aperitivos

Todo dia de manhã minha amiga me trazia algo novo para experimentar. coloquei o bolo de arroz em um item separado porque merecia uma atenção extra especial! Porém, teve muitas outras coisas gostosas que eu experimentei desta vez em taiwan.

É interessante notar que algumas coisas são parecidas com o Brasil. Sempre tem algo semelhante a nossa cultura em todos os lugares que eu vou e e eu adoro pensar que mesmo culturas distantes e com pouco contato fazem as mesmas coisas.  Por exemplo, miojo cru com tempero. Que atire a primeira pedra quem nunca quebrou o miojo todinho, colocou o temperinho lá dentro e comeu tudo sem cozer! Lembro que minha mão não gostava muito disso não. Mas lá isso é normal. Inclusive vendido como salgadinho!

Outra surpresa boa da viagem foi a alga temperada. Vem em pacotinhos individuais, muito crocante e muito saborosas. de acordo com minha amiga este alimento é cheio de vitamina B12, algo que falta na aliemnatção vegetariana.

Bolo de noivado – Xibing, 喜餅

 

IMG_2987.jpg

No dia seguinte após descobrir que eu estava noiva, minha amiga chegou com um bolo de noivado. O bolo redondo e com recheio de feijão é uma tradição em taiwan e na China e é dado para a noiva por amigos e familiares.

A mensagem do presente esta no pacote do presente e no símbolo impresso no bolo. No caso do meu bolo, como é possível ver na fotografia, é o símbolo de felicidade. Também é acompanhado por um casal. Achei fofo!

Todo tipo de chá possível

Os Taiwaneses adoram chá gelado e eles tem uma enorme variedade da bebida. Para alguém que mora no lugar que chá é apenas chá preto, quente e com leite foi interessante escolher entre tanta combinação interessante.

Chá com Yakult – Sinceramente não era o meu pedido, mas assim que minha amiga comentou que o dela era com yakult eu devo ter feito uma cara de pedinte porque ela trocou comigo na hora! Imagina 500ml de yakult ❤

Chá com bolinhas de gelatina – A grande maioria dos chás tem umas bolinhas dentro e são muito refrescamtes

Chá com pudim – Eu pedi esse chá porque sinceramente, chá com pudim?! Como não provar algo assim tão inusitado? Eu pensei que seria um pudim batido no chá. Engano meu, era um pudim inteirinho no chá mesmo. As vezes o canudinho entupia porque  tinha um pedaço inteiro de pudim vindo. Imagina a força que tinha que fazer quando isso acontecia 😂  E é bastasnte gostoso

Quando em Taiwan faça como os Taiwaneses

Minha ‘filosofia’de viagem é para tentar viver como os locais vivem o másimo possível. Nós costumávamos ir a restuarantes todos os dias e eu percebi que os demais comiam em caixas sem sair do escritório. Então eu pedi para comer aquela comida também minha amiga ficou supresa já que a maioria dos convidados da empresa gostam de ir para restaurantes.

Foi a primeira vez que eu visitei a cantina da fábrica e vi como eles faziam no dia a dia. O lugar é ótimo, a comida era muito boa, tanto que comi dois dias. Depois de comer eles tiram um cochilinho e uma sirene anuncia quando o horário do almoço acabou.

Outras comidas

Algumas comidas aleatórias que eu experimentei em restaurantes e no hotel.

Algo que eu gostei muito e merece destaque é o Naisu souce. A textura é parecida com manteiga, mas na verdade é pasta de coco. Os demais são noodles, omelete com molho de tomate, bamboo picado

 

 

day1 (112).JPG
Olha o que eu achei por lá! ❤

 

*Sou vegetariana e não vegana!

 

Anúncios

Um comentário em “Taiwan para vegetarianos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s