Islândia – Bem vindo ao inferno: Krafla, Viti e Hverir

Click here to read this post in English

Valor da atração: Gratuito

Imaginar momentos é algo que eu sempre faço quando viajo. Eu gosto de imaginar o local em diferentes momentos. É louco pensar que o memso lugar que eu estava posando tranquilamente para fotografias já foi coberto de fogo e lava. Muito provavelmente pessoas estavam em pânico em diversos momentos e tentando salvar suas vidas. Nós temos muita sorte de viver em um tempo em que nós podemos prever a maioria das situações que antes causavam muita morte e dor. Então eu convido você a fazer o mesmo nos lugares que vc visitar a partir de agora. Pense em como foi antes e você vai ver que isso mudará sua forma de ver o local.

O chuveiro na usina elétrica de Krafla

Valor da atração: Gratuito

No caminho para a cratera Viti – só tem um jeito de chegar lá – você vai encontrar um chuveiro do lado direito da rua. É como se fosse um banheiro a céu aberto. Do lado do chuveiro tem até uma pia. O chuveiro é real e água corre por lá sem parar.

Eu não sou maluca o suficiente para vestir o biquini em uma temperatura de 4ºC mas o Guilherme é. E foi muito engraçado ver ele usando uma touca de lã, óculos de sol e roupa de banho – pronto para tomar uma ducha a céu aberto na Islândia. Não é o tipo de coisas que acontece todos os dias. Foi o show de estilo mais estranho e engraçado que eu já vi. Foi uma mostra da coleção verão-inverno da Islândia 2016.

viti9_logo
A usina elétrica
viti3_logo
Quer tomar um banho?

Cratera Viti e o lago

viti1_logo
Vista panoramica do lago

Valor da atração: Gratuito

Tudo começou com uma enorme erupção no vulcão chamado Krafla. O lugar é chamado Viti – inferno em Islandês. Isso devido ao fato das pessoas acreditarem que o lugar era a entrada para o inferno. O buraco do vulcão é bastante grande então eu até imagino o motivo do nome ser inferno. Imagine quando o vulcão estava ativo – a quantidade de lava que era produzida e os desastres que ele causou.

Em todo caso, o passado está no passado. Hoje o lugar traz nada além de paz, no topo do vulcano hoje encontramos um calmo e lindo lago azul. A cor é tão viva e o contraste com o marrom da montanha faz isso tudo ainda mais bonito.

A area em volta da cratera é cheia de fumaça do vulcão e isso faz com o que o local seja um tanto quanto misterioso e diferente de tudo que eu já vi.

Deste local para nossa próxima parada foram apenas 10 minutinhos. Mais atividades vulcânicas, cheiro de enxofre e fumaça por vir.

viti6_logo
Um cenário relaxante…
viti7_logo
Fumaça em todo lugar

O caminho até o topo do vulcão é simples e sem muitos obstaculos

viti8_logo
No topo do vulcão

Hverir

Muito perto do Krafla você vai encontrar uma área bastante diferente chamada Hverir.  Foi um dos lugares mais exóticos que eu já conheci. Um monte de fumaça, o pior cheito de todos os lugares e a vista era incrivel: o sol tímido estava lutando por um lugar contra as nuvens e toda a fumaça.

Os sinais do lugar explicavam um pouco da geologia local:

Traduçao livre:

A água fria se infiltra no magma, onde é aquecida e volta para a superfície em forma de vapor. Junto com esse vapor sobe os gases que contém hidróxido de enxofre – o responável pelo cheiro. Nas áreas de fontes termais, os depósitos de enxofre são formados por gás misturados com ar. Além do enxofre, uma mistura de silíca e gesso se forma em torno da fumaça. Nas poças de lama, o gás levanta da superficie, produzindo ácido sulfúrico, que transforma a água em ácido. A rocha e o solo se dissolvem nesta água ácida, produzindo lama que é típica de vasos de barro e seus arredores

IMG_9663.JPG

img_9667

Muito legal, né?

hverfjall17
Fumar mata!
hverfjall14
Arco-iris no inferno

hverfjall3hverfjall16

hverfjall10
POtes de lama

hverfjall11

hverfjall12
Ele continua vivo depois disso

hverfjall21

hverfjall15
Água nao potavel

Nós dirigimos até o norte da ilha para ver este local e nós não ficamos nem um pouco arrependidos. O lugar é muito legal e eu diria que é um lugar que todos que visitam o país devem conhecer.

Já estamos no noso caminho devolta para Reykjavik para conhecer a gastronomia local e nadar em nadar em um lago congelante – mas não congelado –  onde é possivel tocar dois continentes.

Até mais 😀

Anúncios

Um comentário em “Islândia – Bem vindo ao inferno: Krafla, Viti e Hverir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s