Islândia – Aurora Boreal, dicas para ver e tirar fotos

Click here to read this post in English.

Valor da atração: ter sorte e não congelar à noite esperando pelas luzes (Vale a pena!)

Dicas principais

Existe um site oficial para a previsão de Aurora, é o Icelandic Met Office. Aqui vai uma explicação rápida de como ler e entender o site:

  • As partes brancas do mapa são  as áreas onde o céu está aberto/limpo. Isso quer dizer que a possibilidade de ver as luzes são maiores. As áreas verde escuras, por sua vez, está encoberto.
  • Na parte de baixo do site você encontra a previsão do dia atual +2 e alguns horários. O mapa muda de acordo com a sua seleção do dia.
  • A previsão da aurora se encontra no lado direito do site. A intensidade varia entre 0 e 9.
  • Tente não ficar em cidades grandes. A luminosidade da cidade refletem no céu e faz com que as luzes da Aurora fiquem mais claras ou até impossível de ver. Nós ficamos em Borgarhöfn (acomodação: Lækjarhus Farm Holidays) e Myvatn Lake (acomodaçao: Vogafjós Guesthouse). Ambos excelentes para essa finalidade.

forecast1

Dicas principais pra tirar fotos da aurora:

day4_aurora_laejarhus-2-1

Nós não somos fotógrafos profissionais e conseguimos tirar fotos da Aurora. Levou alguns minutos brincando com as configurações da máquina  para conseguir encontrar o melhor jeito de fazer. Entre as primeiras luzes até o dançar das luzes você vai ter alguns minutos (ou horas) para se preparar. Brinque com a máquina quando começar para que você esteja pronto para o espetáculo.

  • É essencial que você tenha um tripé e muito bom se tiver um controle remoto para disparar a camera. sem o tripé é impossível tirar fotos da aurora
  • Outro ponto importantíssimo é  ter uma câmera em que seja possível controlar a velocidade do obturador e o tempo de exposição. Nós deixamos a lente aberta por 40″
  • Brinque com o ISO da câmera também.

Minhas experiencia pessoal.

day5_aurora_myvatn-1-1

Estávamos relaxando no quarto da nossa hospedagem quando alguém bateu na janela. A menina estava eufórica e apontava para o céu. Parece que todo mundo vai pra Iceland pra ver a Aurora… Pegamos o tripé e a máquina e saímos correndo. Tão rápido que esquecemos de pegar nosso casaco e até colocar os sapatos… e estava congelante lá fora. Estava 2ºC  e a aurora estava começando. Nós preparamos a câmera e revezamos para entrar e colocarmos roupas apropriadas para o frio. A câmera não ficou sozinha nem um minuto em caso da aurora acontecer. rs

Começou com uma luz bem clarinha no horizonte. Conseguimos ver isso porque estava completamente escuro e foi assim clarinha por um bom tempo. Depois de um copo de chá e um monte de expectativa as luzes começaram a ficar mais brilhantes. Estavamos tão focados no horizonte que esquecemos de olhar pra cima. Quando um de nós finalmente olhou o céu estava verde. Por mais impressionante que isso era, ainda não era a Aurora. Depois de um tempo, as luzes começaram a dançar! E era uma mistura de verde e rosa. MARAVILHOSO! É impossível explicar o que vimos, é único. Eu tentei fazer um vídeo mas não consegui. O que é bom já que eu acredito que existem coisas que devem ser vistas pessoalmente.

Um morador da cidade nos contou que ele ainda acha a Aurora algo especial. Ele mencionou que não sai de casa se as luzes não forem mais intensas que 6 e que o máximo que ele viu foi 7 e que foi um dos momentos mais mágicos de sua vida. Não tivemos a sorte de ver uma 7 mas vimos uma 6 e uma 5.

day4_aurora_laejarhus-21-1day5_aurora_myvatn-21-1day5_aurora_myvatn-22-1

Anúncios

Um comentário em “Islândia – Aurora Boreal, dicas para ver e tirar fotos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s